22 de fev de 2013

Sem torcida! O justo?

A Conmebol finalmente quebrou o “luto” depois da tragédia que envolveu torcedores do Corinthians e do San José da Bolívia. O saldo final dessa historia toda foi à morte do menino Kevin, 14 anos, e a suspensão da torcida do Corinthians de todos os jogos que disputar na Copa Libertadores da América.
Inflamados pelas rixas “clubistas” e pelo acontecimento, muitas pessoas apoiaram a expulsão do Corinthians da competição, seria essa a punição ideal para o caso? O clube visitante é o único culpado? Onde fica a Conmebol nisso tudo?


#EuNuncaVouTeAbandonar
Vamos pegar como exemplo a organização da Champions League, normais rígidas e punições adequadas conseguiram transformar o maior campeonato europeu em um exemplo de perfeição organizacional! Amantes do futebol sabem que por muito tempo competições europeias foram sinônimo de violência e hooliganismo – na última Euro Copa todos presenciamos cenas lamentáveis entre Hooligans russos e poloneses, ainda em tempos de futebol “civilizado” na Europa nos deparamos com isso -, lá as punições severas aos clubes ajudaram a moldar o comportamento do torcedor, que abdicou da violência excessiva pelo seu clube do coração.

No episódio Corinthians x San José o caso foi fruto de pura fatalidade. Vimos que bolivianos e brasileiros não se trataram com hostilidade durante a partida e que o lançamento do sinalizador não foi feito intencionalmente para atingir a torcida adversária (tanto que o rojão passou muito próximo a vários corintianos!).

Se o acontecimento fosse fruto de uma briga entre torcidas eu seria o primeiro a declarar que o Corinthians deveria ser expulso da Libertadores! Mas é só analisar a história para ver que a soma dos fatores desencadeou esse desfecho trágico... Se a polícia local tivesse revistado a torcida isso não teria acontecido! Se a Conmebol fosse mais rígida e inteligente, a ponto de saber que rojões e morteiros causam mortes, e não liberasse fogos de artificio na Libertadores isso não teria acontecido! Se a anta que levou esses rojões tivesse um pouco mais de amor a vida do próximo isso não teria acontecido!


#EuNuncaVouTeAbandonar

Mas o SE não funciona no mundo real e o que foi perdido não foi um titulo, um caneco, um jogo, ou três pontos... O que se perdeu foi uma vida! Uma vida perdida dentro de um lugar que deve ser usado única e exclusivamente para proporcionar emoção e alegria! Muitos torcedores adversários vão encher a boca para chamar corintianos de assassinos, mas poucos vão pensar que seus times já falharam no mesmo ponto. Chegamos ao cúmulo da banalidade em que violência e futebol soam com normalidade aos nossos ouvidos. Ou você nunca teve medo de assistir um clássico? Nunca teve medo de pegar o metrô depois de um clássico? Nunca pensou: “nossa hoje tem Corinthians e Palmeiras, vai dar merda!”... Temos que desassociar a violência do futebol.

A meu ver a punição sofrida ao Sport Club Corinthians Paulista é mais do que justa. Ela serve para que o clube tenha sempre em mente que os atos de sua torcida são de sua total responsabilidade, o que alguém faz dentro de um estádio vestindo a camisa do Corinthians mancha ou enaltece diretamente a Instituição Corinthians! Pelo erro de um irresponsável 30 milhões vão pagar a conta, que isso sirva para que o torcedor tenha em mente que o estádio é um lugar de festa e confraternização.

Concordo plenamente com as palavras do lateral Fábio Santos, para ele “- Se for necessário que o Corinthians seja expulso da Libertadores para que acabem com as mortes, sou totalmente a favor.” Sou corintiano fanático e amo muito esse time, mas eu ainda prefiro sentir a dor de ver o Corinthians fora de uma competição do que a dor de perder um amigo, um primo, um irmão ou UM FILHO dentro de um estádio no meio do jogo do meu time de coração! Uma dor como essa, a dor da família do menino Kevin, deve ser incurável.

A nós verdadeiros torcedores do Timão ainda resta um recurso: fazer uma grande festa do lado de fora do Pacaembu nos dias de jogos! Uma festa que celebre nossa loucura pelo Corinthians e principalmente a PAZ no futebol! Portões fechados não serão capazes de calar esse sentimento chamado CORINTHIANS!
Porque eu conheço um canto de estádio que diz mais ou menos assim:

-Não temos medo de acabar.
-Corinthians joga eu vou estar lá.
-Nossa corrente é forte e jamais se quebrará.
-Pelo Corinthians!
-Com muito amor!
-Até o fim!
-GA VI ÕES FIEL!


#EuNuncaVouTeAbandonar

2 comentários:

  1. Nós somos os torcedores que invadiram o Maracanã, o Morumbi e o Japão!
    Somos um bando de loucos que compartilham o mesmo amor no coração!
    E agora nosso time precisa de ainda mais de nós!
    Ficaremos do lado de fora cantando em uma só voz!

    Eu souuuuuuu Corinthians!
    Eu nunca vou te abandonar, pq eu te amo!
    Eu nunca vou te abandonar, pq eu te amo!
    Eu souuuuuuu Corinthians!

    Quem está comigo?

    ResponderExcluir
  2. Eu vou estar lá cantando muito pra ajudar o timao!

    ResponderExcluir