22 de jul de 2012

Como elaborar um currículo?


Bem...Atuando com Recrutamento & Seleção percebi que grande parte das pessoas possuem uma certa dificuldade de elaborar um currículo de qualidade, que por sua vez, é de total importância para que um selecionador opite por convidar algum candidato para uma seleção.

Independente da competência e do conhecimento técnico que o candidato possua, um currículo mal-elaborado neutraliza muitas das chances que o mesmo tem de ser convidado para participar de algum Processo seletivo.

Um currículo de qualidade deve ser claro, objetivo e dispensar algumas "fírulas", para que por fim desperte o interesse do Selecionador de conhecê-lo!!!
Então estamos aqui para por fim em várias dúvidas de como elaborar um bom currículo!!!
Confira:


Formatação:

A formatação de qualidade de um currículo não se baseia simplesmente em fontes "bonitinhas" ou alguns "desenhinhos" em volta dos títulos, mas a formatação deve fazer com que a aparência do currículo seja simples e "fácil de ler"...Aí vão algumas dicas:
  • Evite utilizar tamanhos de fonte muito grandes, utilize o tamanho10 ou no máximo 14 ;
  • Estilo de fonte Arial é uma boa;
  • Foto no currículo é totalmente dispensável, não é esse estereótipo que define a sua competência, geralmente empresas de Marketing promocional e lojas de shopping solicitam isso, e caso for colocar foto no currículo utilize uma foto bem simples ( Cansei de abrir currículos nos sites com pessoas fazendo poses exageradas, caras sem camisa e mulheres de biquini.)
  • Nos tópicos do currículo utilize apenas o Negrito, para destacar e facilitar a leitura do mesmo. Por exemplo: "Objetivo", "Formação acadêmica", etc.
Dados pessoais:

Baseia-se simplesmente em uma breve apresentação:


Não há nenhuma necessidade de colocar no currículo a sua documentação...Isso é totalmente desnecessário!

Objetivo:

Simplesmente é a área da empresa em que você deseja atuar.



As pessoas habitualmente colocam alguma frase pronta pesquisada no Google do tipo: "Pretendo utilizar minhas habilidades para desenvolvimento dessa conceituada empresa e blábláblá"... Bem, isso é "encher linguiça", totalmente desnecessário ao curículo.

Formação acadêmica:

Mencionar curso, instituição e status do curso (concluído, interrompido no X semestre ou cursando X semestre)



Histórico profissional:

Nessa parte sim você poderá "dizer tudo"!

Cite suas experiências em ordem decrescente (Da mais recente para a mais antiga), mencionando:
  • O período em que você atuou na empresa;
  • Nome da empresa;
  • Função;
  • Principais atividades;
  • Principais realizações (Projetos e se for possível resultados).


Em seu currículo você poderá acrescentar também suas experiências de estágio e como autônomo também.

Cursos extracurriculares:

Neste campo você poderá mencionar os cursos de atualização, profissionalizantes, etc.



É recomendável também que você adicione cursos que você fez também de origem cultural, por exemplo música, artes, etc. O seu interesse por esses assuntos despertam uma visão ao selecionador que podem se relacionar aos valores da organização e ajudam a despertar o interesse em conhecê-lo.

Informações adicionais:

Neste campo você poderá mencionar outros conhecimentos que não foram expressos anteriormente em suas formações e experiências.



Jamais acrescente no seu currículo coisas como: "Profissional comprometido", "bom-relacionamento interpessoal", "simpatia", "honestidade", etc. Garanto que isso não tem peso nenhum no currículo, é pura "encheção de linguiça", enfim essas e demais competências só poderão ser evidenciadas durante algum contato com o candidato.

É isso! Espero ter ajudado!!! E garanto que com essas instruções suas chances de ingressar em uma boa empresa serão maiores.

Se houver alguma dúvida, comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário